Início das ações de beneficiação na Charneca do Nicho

Início das ações de beneficiação na Charneca do Nicho

Desde o passado dia 12 de fevereiro que o Perímetro Florestal da Charneca do Nicho (PFCN) está a ser alvo de várias ações de beneficiação, visando a prevenção dos incêndios florestais e abrangendo, essencialmente, o aproveitamento da regeneração natural de pinheiro bravo e a limpeza de matos. Dentro destas ações será ainda inserida uma ação de reflorestação.

Estas ações estão incluídas numa parceria entre a União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), sendo apoiada pela empresa Siemens S.A.

A intervenção incide no talhão 1 e no talhão 2, numa área total de 28,33 hectares e tem como prazo máximo de execução 5 semanas.

De recordar que o fenómeno extremo de vento ocorrido em 19 de janeiro de 2013 derrubou grande parte do pinhal adulto do PFCN sendo que, cinco anos após o sucedido se verificasse a existência de áreas abundantemente repovoadas com regeneração natural, considerando-se o momento adequado para intervir no local.

Estas intervenções irão permitir que o PFCN possa continuar a crescer de forma sustentada e contínua, prevenindo o fenómeno erosivo frequente na região e, principalmente, diminuindo a ocorrência de incêndios florestais.

Juntos vamos fazer a diferença!




Início das ações de beneficiação na Charneca do Nicho